segunda-feira, 6 de abril de 2009

Maquiagem pesada pode inflmamar os olhos

A maquiagem para os olhos é hábito de vaidade de que poucas mulheres abrem mão. Mas, quando há exageros, os olhos sofrem. Duas em cada 10 mulheres sofrem de blefarite (inflamação palpebral) recorrente, segundo um levantamento feito nos últimos 12 meses pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, com 126 pacientes na faixa etária de 30 a 45 anos.
O médico diz que o excesso de maquiagem pode provocar dois tipos de blefarite: a seborréica que corresponde a 70% dos casos e a alérgica que responde por 30%. Na seborréica, explica, o excesso de oleosidade da pele obstrui as glândulas de Meibômio, responsáveis pela produção da camada oleosa da lágrima que controla a evaporação do filme lacrimal. Já a blefarite alérgica inflama estas glândulas. Por isso, ambas são acompanhadas da síndrome do olho seco. Os principais sintomas são:
1. Vermelhidão e inchaço na borda das pálpebras;
2. Coceira, queimação, olhos vermelhos e irritados;
3. Visão borrada que melhora ao piscar;
4. Excesso de lágrimas;
5. Sensibilidade à luz;
6. Caspa nos cílios. "As maquiagens cremosas que contêm óleo na fórmula devem ser evitadas pelas mulheres que têm pele oleosa", alerta o médico. E isso não quer dizer que a aplicação de sombras em pó esteja liberada. Isso porque a boa respiração da pele evita a proliferação de bactérias existentes na flora da pele e superfície ocular, principal causa da blefarite.
Entre os erros mais comuns cometidos por quem tem pele oleosa, ele destaca o uso de cremes inadequados, dormir maquiada e esfregar as pálpebras vigorosamente. Outros fatores que favorecem o aumento da oleosidade, bactérias e alergia são a poluição, tempo seco, doenças auto-imunes e a troca constante de produtos, destaca.
Como proteger os olhos
Queiroz Neto afirma que a reincidência da doença é a maior ameaça para a saúde dos olhos: ao aumentar o risco de infecções oculares, pode causar alterações na superfície da córnea e abscessos na borda da pálpebra terçol e calázio. Do ponto de vista da beleza a inflamação persistente da pálpebra provoca a despigmentação, afinamento e queda dos cílios. As recomendações do médico para prevenir o retorno da doença são:
1. Sentindo desconforto, evite a maquiagem;
2. Limpe a pálpebra duas vezes por dia com solução específica para blefarite (consulte um oftalmologista para encontrar a fórmula ideal para você);
3. Diariamente aplique nas pálpebras fechadas 2 a 3 compressas quentes feitas com água filtrada; 4. Massageie a pálpebra com movimentos circulares e horizontais 2 vezes por semana;
5. Interrompa o uso de lente de contato.
O tratamento medicamentoso pode exigir aplicação de lágrima artificial, corticóide, antibiótico tópico ou em comprimidos, mas deve ser feito sempre sob supervisão médica.

Cuidado gurias, maquiagem é essencial mas requer muitos cuidados!!!

bjs

xau

9 comentários:

Desirée disse...

Muito bom o post!
Maquiagem é bom, é legal, fica lindo, mas tem que tomar muito cuidado com excessos!

Bonitas e bacanas disse...

Meus olhos são mega sensíveis, mas não consigo parar de usar as coisas..rs

Bjss

Magalice disse...

Já experimentou o removedor de maquiagem para olhos da Avon?? É baratinho e maravilhoso!!!! Custa uns R$ 3, mais ou menos. Experimenta!! =)
Beijim!!

Pritty Girl 25 disse...

Muito bom...adorei o post....eu uso maquiagem de vez em quando...mas vou tomar mais cuidado agora
Bjosssss

Carol disse...

Muito boa as dicas! Nao sabia que os cilios poderiam ter caspas!
Mas tem uma maquiagem que deixa os olhos lindos, pelo menos os meus, e nesse site ensina como se faz. Se voce quiser dar uma olhada: http://www.bemsimples.com/display/videos/Home?secao=beleza&video=Ressalte-olhos-maquiagem-duradoura
Bjos

lemes disse...

adorei amateris bjs

Anônimo disse...

comprei um produto da avon para retirar maquigem fiquei com minha pele horrivel toda empolada com coceira minha irmã usou e passou por um tratamento não aconcelho esse tal removedor meninas muito cuidado!!!!!

Dra Gisele Barbosa disse...

Olá,
Achei mto importante o seu texto !!!! Gostei muito !!!

Posso dar uma dica rápida, barata e eficaz para retirar maquiagem na área dos olhos ?

Na hora do banho, com a água morna do chuveiro, aplique um pouco de xampu Jonhson (aquele tradicional, amarelo) na ponta dos dedos e passe ao redor das pálpebras. Nas pálpebras superiores faça movimento circulares para baixo, em direção aos cílios e, nas pálpebras inferiores faça movimentos circulares em direção para cima, para os cílios. Se necessário, repita mais uma vez a operação.

Toda sua sombra, rímel, lápis ou delineador irá sair. E isso não ocorre com outros demaquilantes, que não chegam até os cílios ou ardem os olhos.

Esse processo, se realizado todos os dias, fará com que as pequeninas glândulas ao redor de cada cílio não fique obstruída e então, não deixará o seu olho seco, irritado ou coçando no final do dia.

E atenção: tem que ser o xampu Jonhson tradicional amarelo, pois os de outras cores são mais diluídos e os de outras marcas, ardem os olhos.

Espero ter ajudado, beijo
Dra Gisele Barbosa (Dermatologia Estética)
www.dragisele.med.br

Dra Gisele Barbosa disse...

Texto maravilhoso !!! Parabéns !!! Existem muitos blogs que falam de maquiagem, mas pouquíssimos que dão informações tão importantes como sempre retirar a maquiagem.

Se vc me permitir, gostaria de compartilhar uma dica rápida, barata e eficaz para retirar maquiagem na área dos olhos

Na hora do banho, com a água morna do chuveiro, aplique um pouco de xampu Johnson (aquele tradicional, amarelo) na ponta dos dedos e passe ao redor das pálpebras. Nas pálpebras superiores faça movimento circulares para baixo, em direção aos cílios e, nas pálpebras inferiores faça movimentos circulares em direção para cima, para os cílios. Se necessário, repita mais uma vez a operação.

Toda sua sombra, rímel, lápis ou delineador irá sair. E isso não ocorre com outros demaquilantes, que não chegam até os cílios ou ardem os olhos.

Esse processo, se realizado todos os dias, fará com que as pequeninas glândulas ao redor de cada cílio não fique obstruída e então, não deixará o seu olho seco, irritado ou coçando no final do dia.

E atenção: tem que ser o xampu Johnson tradicional amarelo, pois os de outras cores são mais diluídos e os de outras marcas, ardem os olhos.

Beijo e espero ter ajudado,

Dra Gisele Barbosa
Dermatologia Estética
www.dragisele.med.br