quarta-feira, 25 de março de 2009

Pele de outono

Com o final do verão, chegou a hora de cuidar dos estragos causados pelas horas de praia, piscina e massacre da pele! Mas não podemos por a culpa toda no sol (ou no chocolate!), vários detalhes têm influência direta sobre a nossa pele. Por exemplo: fumo, álcool, tensão, preocupação, excessos alimentares, dieta pobre, cosméticos inadequados, são alguns dos inimigos diretos!
A pele não é só um revestimento: é o maior órgão do corpo humano. Numa pessoa adulta chega a pesar cerca de quatro quilos! São quase dois metros quadrados de tecido que respira, fabrica vitamina D, movimenta sangue, secreta óleo, sua... é cheio de terminais nervosos que transmitem ao cérebro sensações de frio, calor e prazer, desencadeando vários estímulos.
Em cada 2,5 centímetros quadrados de pele acham-se 65 fios de cabelo, 100 glândulas sebáceas, 80 sensores de calor, 13 sensores de frio, 1.300 terminais nervosos, 10.000 células, 17 metros de vasos sangüíneos...... Essa quantidade louca de coadjuvantes formam nossa querida pele que protege os órgãos internos, isolando-os do ambiente externo e regulando o calor para que eles não parem. Isso se dá através do suor, mecanismo que funciona da seguinte maneira: quando a temperatura está quente demais, os capilares e vasos sangüíneos se dilatam.
A pele fica vermelha, sua, e a evaporação do suor na pele faz a temperatura do corpo baixar. Quando a temperatura está fria, esses vasos se estreitam de modo a reduzir a circulação de sangue na pele e economizar calor para o interior do corpo. A pele fica pálida e fria, as extremidades chegam a gelar, mas lá dentro tudo continua funcionando.Pasmem: a pele visível é toda feita de células mortas ! Elas nascem vivinhas lá no fundo da epiderme, mas a medida que vão subindo à superfície gastam todas as qualidades vitais e acabam reduzidas a uma proteína insolúvel chamada queratina, cujo destino é esfarelar na primeira esfregada, até mesmo porque milhares de outras células que nasceram depois estão a caminho para ocupar seu lugar. O percurso de uma recém-nascida até o mundo exterior demora um mês.
A pele pode estar desidratada ou com os poros entupidos, pois o que retém a água nas células é a gordura em circulação, falta de higiene da pele, desequilíbrio hormonal, falta de exercício, stress ou doenças. Ai você diz: "Poxa, eu não como nada gorduroso e minha pele está seca!". Pois é, só que a pele precisa de gordura. Dietas muito rigorosas têm esse inconveniente, a pessoa atinge a magreza tão desejada, mas a pele fica feia...
Em compensação, gordura demais pode provocar a nossa maior inimiga, o terror de todas nós: a ACNE. Infelizmente ela pode aparecer em todas as idades, a razão é: poros entupidos! Sim, entupidos de células mortas, que não conseguem sair, junto com a gordura solidificada das glândulas sebáceas.
O que podemos fazer para nos redimir de nossos excessos? A primeira coisa é se dar o tempo para dormir e descansar. Beber muita água, usar um creme hidratante durante o dia, lavar o rosto à noite antes de dormir.
E claro, protetor solar SEMPRE!!!!
Gostaram das dicas?
Bjs xau

Nenhum comentário: